Todo mundo sabe que é preciso passar protetor solar todos os dias. Mas será que, mesmo não se esquecendo de passar o produto, a proteção é aquela que se vê na embalagem? A resposta é não. Existem medidas certas para se proteger do sol, que foram estabelecidas em 2013 pelo Consenso Brasileiro de Fotoproteção. É preciso passar o produto na pele com 15 minutos de antecedência à exposição solar e reaplicá-lo a cada três horas. Além disso, existem quantidades corretas para cada região do corpo.
É recomendado usar o protetor solar em todas as áreas expostas, como rosto e braços. “O fator ideal é 30 ou mais. É importante que o consumidor veja se o produto oferece proteção de amplo espectro, ou seja, se fornece bloqueio aos raios Ultravioleta A e B”, explica o coordenador de oncologia cutânea da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Luis Fernando Tovo.
Caso seja uma exposição intencional ao sol, na praia ou na piscina, o Consenso afirma que é necessário aplicar duas camadas do produto em todo o corpo ou uma colher de chá para rosto, cabeça e pescoço; duas colheres de chá para frente e trás do torso; uma colher de chá para cada braço e duas colheres de chá para cada perna.
“No caso das mulheres grávidas ou pessoas com manchas de pele é recomendada a proteção contra luz visível, como uma base de rosto que tenha um fator protetor alto”, explica Tovo.
O especialista aconselha o uso de protetores tipo spray em áreas com alta quantidade de pelos, pois isso facilita na hora de espalhar o produto. Já para os mais velhos existem protetores que estão aliados a antioxidantes que auxiliam no rejuvenescimento da pele.
“Os protetores no Brasil são adequados ao nosso clima úmido. Algo que se deve ter em mente na hora de escolher um é adequá-lo ao seu tipo de pele. Se optar por um produto não recomendado vai ser incômodo utilizá-lo”, explica o dermatologista. Ele ainda ressalta que é indispensável o uso diário dessa proteção, pois os raios solares podem causar câncer.
Dicas para não esquecer
- Use fator 30 ou superior.
- Aplique 15 minutos antes de ir ao sol e a cada 3 horas.
- Grávidas e pessoas com manchas na pele devem preferir proteção contra luz visível.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora