O número de pessoas atingidas pela forte chuva que atinge o Rio Grande do Sul subiu para 24.443, segundo boletim divulgado nesta segunda (12) pela Defesa Civil do estado. Até este domingo (11), o órgão havia registrado 21,2 mil atingidos. O número de pessoas desalojadas também aumentou, passando de 1,9 mil para 3.495. As informações são da Agência Brasil.
Três municípios foram incorporados à lista da Defesa Civil: Dom Pedrito, Encantado e São Borja, totalizando 53 cidades afetadas.
De acordo com a Defesa Civil gaúcha, 4.180 pessoas se encontram em abrigos, o número também cresceu neste domingo (11), quando 2,5 mil pessoas estavam nessa situação. O número de residências que sofreram danos é 3.985.
O boletim informa ainda que as equipes de Defesa Civil continuam prestando assistência às vítimas, com a entrega de ajuda humanitária e socorro às comunidades, além de suporte técnico no levantamento de danos e na formulação de laudos para possíveis decretos de situação de emergência. O contato com a Defesa Civil é feito pelo número 199.
No boletim, o órgão alertou para riscos de alagamentos e deslizamentos nas regiões sudeste, nordeste e metropolitana do Rio Grande do Sul. Os seis principais rios e lagos da região estão com nível acima do normal e quatro estão acima do nível de alerta: Sinos, Gravataí, Jacuí e Guaíba.