O número de mortes causadas pela chuva em Santa Catarina subiu para 118, segundo a Defesa Civil do estado. Trinta e uma pessoas permanecem desaparecidas e 32.769 estão desabrigadas ou desalojadas.
Na quarta-feira (3), mais 30 mil pessoas retornaram para suas casas em Santa Catarina.
A Defesa Civil explica que a redução gradativa no número de desalojados, que deixaram suas casas e estão abrigados nas casas de parentes, é uma tendência. Já o número de desabrigados, que perderam suas casas e estão em abrigos públicos, deve demorar mais para diminuir, já que depende da reconstrução das residências. Alguns municípios que estão tendo as situações normalizadas são liberados pela Defesa Civil por não apresentarem mais riscos à população.
Volta à rotina
Os moradores da cidade de Blumenau voltam ao Centro da cidade, onde lojas e supermercados reabriram as portas e tentam retomar a rotina normal. O transporte coletivo na cidade também já está quase normalizado.
Gasoduto
As obras de recuperação do gasoduto Brasil-Bolívia, que foi rompido na região de Gaspar (SC), foram retomadas na quarta-feira. Segundo o governo de Santa Catarina, a empresa responsável pelo duto apresentou um plano de contingência pessoal para a Defesa Civil. O objetivo é garantir a integridade física de quem trabalha no local.
O gasoduto está rompido desde 23 de novembro, devido às fortes chuvas que atingiram a região. As obras de reparo haviam sido suspensas por medida de segurança.
Doações
Até terça-feira (2), mais de 100 toneladas de material de limpeza e de higiene pessoal foram doadas às vítimas, além de 1,5 milhão de toneladas de alimentos e 1,3 milhão de litros de água.
A necessidade maior é de material de higiene de uso pessoal e limpeza. Segundo o governo estadual, cerca de 60 caminhões estão chegando ao estado com doações de diferentes lugares do Brasil. Um tonelada de alimentos deverá ser transportada por aeronaves de uma companhia aérea.
- Famílias paranaenses sofrem com perda de parentes em Santa Catarina
- SC ainda tem mais de 35 mil desabrigados
- Concessionária vai derrubar barranco na margem da BR-376
- Governo de SC cria grupo para agilizar repasse de verbas
- 10 mil casas podem ter sido destruídas
- Número de desabrigados cai para 29 mil