Subiu para 19 o número de casos suspeitos de contaminação pelo vírus A H1N1 no Paraná. De acordo com novo boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (19) pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), há ainda sete pacientes que não são considerados suspeitos, mas estão em monitoramento pelo órgão.

CARREGANDO :)

A maior parte dos casos – 12 suspeitos e cinco monitoramentos – foram notificados na grande Curitiba. Dois casos suspeitos são da região de Toledo, no Oeste, e outro suspeito e outro monitorado estão na regional de Cascavel, também no Oeste. As regiões do Norte Pioneiro, Centro-Oeste e Noroeste têm um caso suspeito cada uma, e a região de Paranaguá, no litoral, tem um caso em monitoramento.

São enquadrados como suspeitos os casos de pacientes que estiveram em países com casos confirmados ou tiveram contato com pessoas que vieram desses locais nos últimos dez dias, além de apresentarem sintomas da doença (febre, tosse e dores no corpo). Os casos em monitoramento são aqueles em que há apenas a manifestação dos sintomas.

Publicidade

De acordo com a Sesa, a maior parte dos casos notificados no Paraná é de adultos que chegaram recentemente do exterior e apresentaram os sintomas da doença, como febre, tosse e dores no corpo. Somente quatro do total de pacientes em acompanhamento estão hospitalizados, enquanto o restante está em isolamento domiciliar. Todos tiveram material coletado para exames e se recuperam bem, segundo a secretaria.

Casos descartados

O novo boletim atualiza ainda o número de casos descartados. Desde a última atualização dos números, oito exames laboratoriais deram resultado negativo para a doença – três da região de Londrina, dois de Curitiba, dois de Foz do Iguaçu e um de Maringá. Com isso, o Paraná passa a ter 60 casos descartados, sendo 51 por exames laboratoriais e nove por critérios clínicos/epidemiológicos.

Apesar de o Paraná ainda não ter nenhum caso da nova gripe confirmado, a Sesa alerta para que as pessoas que chegarem do exterior ou tiverem contato com pessoas vindas de outro país há menos de 10 dias, e apresentem sintomas de gripe, procurem imediatamente a unidade de saúde mais próxima.