Cidades fluminenses da divisa com ES em alerta máximo

Agência Estado

O Sistema de Alerta de Cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), órgão da Secretaria de Ambiente do Rio, colocou em alerta máximo cursos de água que banham municípios do Norte e Noroeste Fluminense, junto ou próximo à divisa do Estado do Espírito Santo, que sofre com cheias causadas desde a semana passada.

Estão em Estado de Alerta Máximo (vermelho, chuva forte) os rios Muriaé (junto aos municípios de Laje do Muriaé e Itaperuna), Pomba (Santo Antônio de Pádua), Itabapoana (Bom Jesus do Itabapoana) e São Pedro (Macaé).

CARREGANDO :)

Subiu para dez o número de pessoas que morreram soterradas ou arrastadas pela enxurrada em decorrência das chuvas no Espírito Santo. A cidade com mais vítimas é Itaguaçu, a pouco mais de 100 km de Vitória. Já são seis vítimas no município, segundo o prefeito Darly Dettman (PSB). Na manhã desta terça-feira (24), foram confirmadas mais duas mortes.

Publicidade

Uma mulher morreu soterrada no bairro rural de Laranjal no sábado, outra mulher já havia morrido da mesma forma no local.No distrito de Itaimbé, um homem morreu eletrocutado. O prefeito ainda não sabe se essa morte tem relação com o temporal, mas é provável que sim, já que a cidade inteira está inundada.

Na madrugada, um bebê de um ano de idade e duas mulheres, uma delas grávida, morreram soterrados no bairro Barro Preto. Segundo o prefeito, duas casas instaladas na encosta desabaram, e eles ficaram presos sob os escombros.

Só depois da tragédia as poucas famílias que insistiam em não deixar suas casas cederam ao apelo dos bombeiros. Em um caso, um idoso de 80 anos foi forçado por policiais militares a abandonar sua casa, a pedido dos familiares.

Até ontem, a Defesa Civil Estadual contabilizava seis mortos, sendo dois em Itaguaçu. O número, porém, foi corrigido, porque no município uma vítima, que morreu soterrada no sábado em Laranjal, foi contada duas vezes.