A tarde de ontem foi marcada por três diferentes debates acerca da revisão do Plano Diretor de Curitiba, em curso neste ano, sob coordenação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc). Enquanto na Câmara a Comissão de Urbanismo discutiu maneiras de melhorar a mobilidade urbana e o transporte público nos próximos dez anos, representantes de sindicatos participaram de uma reunião com a prefeita em exercício e secretária do Trabalho e Emprego, Mirian Gonçalves. Na pauta, a importância de integrar todos os setores da sociedade para a revisão da lei que dá diretrizes sobre o desenho da cidade.
Na Associação Comercial do Paraná (ACP), o tema "A cidade que queremos" norteou a Conferência de Gestão Territorial e Urbana. O evento foi aberto pelo arquiteto do Ippuc Miguel Roguski, que explicou as etapas de revisão do Plano Diretor e apontou as temáticas a serem discutidas no processo. A presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, Gina Paladino, apresentou potencialidades econômicas e listou alguns pontos que podem ser abordados no plano, como incentivos fiscais e apoio a empreendedores, adensamento e zoneamento multifuncional ou seja, moradia, trabalho e lazer coexistindo no mesmo espaço.
Os arquitetos Yumi Yamawaki e Orlando Ribeiro encerraram o seminário com exemplos de como outras cidades reabilitaram suas áreas urbanas. Para aprofundar os temas expostos no encontro, oficinas com técnicos, academia e empresários serão promovidas pela ACP.
Lula está acordado e passa bem sem sequelas após cirurgia cerebral de emergência
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta
Prêmio à tirania: quando Lula condecorou o “carniceiro” Bashar al-Assad
Congresso prepara uma nova fatura para você pagar – e o governo mal se move
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora