O secretário da Segurança Pública do Paraná, Luiz Fernando Delazari, anunciou oficialmente, nesta terça-feira (09), durante a reunião do secretariado com o governador Roberto Requião, o início dos trabalhos de combate à criminalidade.
A novidade no combate é um software desenvolvido pelo Governo do Paraná que permite à Secretaria ter o controle dos locais, horários e tipos de crimes que acontecem em todo o estado.
O objetivo deste mapeamento, segundo Delazari, é o de criar condições para localizar com precisão os lugares onde os crimes acontecem, identificando assim os locais em que eles freqüentemente acontecem.
De acordo com Delazari, "90% dos problemas com segurança pública estão acontecendo em 10% do Paraná". O Geoprocessamento foi implantado e mapeia o crime em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu desde julho de 2003.
O Mapa do Crime indica que, em Curitiba, o número de ocorrências em Curitiba baixou 6,4% no primeiro trimestre deste ano, em relação a 2004 e 2003. Além disso, os dadosmostraram que grande parte das ocorrências acontece na região central.
Na rua Brigadeiro Franco, por exemplo, 67% das ocorrências policiais acontecem do meio-dia à meia-noite. "Sabendo disso, nós podemos reforçar a segurança neste período", exemplificou Delazari.
O sistema de monitoramento para o combate ao crime da Secretaria da Segurança Pública do Paraná é um dos mais modernos e eficientes do país. O software será implantado em três fases. Na primeira, serão atendidas 39 cidades. Posteriormente, mais 42 municípios e na terceira etapa, as demais 318 localidades do estado.
Para implantar esse novo sistema, o Governo do Paraná já investiu cerca de R$ 1 milhão para a aquisição de equipamentos de informática de última geração e estruturação de todo o projeto.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião