O céu cinza e as temperaturas amenas que marcaram o início da semana em Curitiba dão uma trégua já a partir desta segunda-feira (19). A massa de ar frio que ingressou no estado e deu ar de inverno ao fim de semana na capital deixa de atuar, assim como o vento leste, que perde força e abre caminho para atuação do vento norte, mais quente.
De acordo com o Simepar, a volta do calor pode elevar a temperatura aos 31°C nesta terça (20) e deixá-la próximo aos 28°C na quarta na região metropolitana de Curitiba – previsão que também vale para os Campos Gerais, Litoral e região central do Paraná.
Veja a previsão do tempo para a sua cidade
No entanto, o tempo bom não vai longe. Entre quarta (21) e quinta-feira (22), uma nova frente fria dá as caras no estado e provoca chuva. Depois disso, uma massa de ar menos aquecida surge para impedir que as temperaturas subam – o que ocorre na véspera do fim de semana, comprometendo, pelo menos, sexta-feira (23) e sábado (24).
Samuel Braun, meteorologista do Simepar, explica que a condição é típica da primavera, quando as frentes frias costumam alterar o tempo a cada cinco ou sete dias.
“Normalmente a massa de ar frio que chega não é tão forte na primavera e não causa situação de frio extremo. Mas, para ter ideia dessa intensidade a gente fica muito na dependência do vento que está soprando”, afirma Braun. “Este fim de semana, por exemplo, tivemos frio em algumas regiões do estado. Agora no Oeste e no Norte, como em Londrina, o vento predominante foi norte. Por isso lá não teve frio”.
A máxima prevista para esta segunda é de 24°C em Curitiba, 25°C em Paranaguá e 29°C em Guarapuava. Na terça, nestas mesmas cidades, o calor fica entre 30°C e 33°C.
Em Cascavel, que teve 32.7°C neste domingo, a máxima fica na casa dos 35°C nesta terça e 36°C na quinta, assim como em Maringá. Na quinta-feira, Paranavaí pode ter calor de 38°C.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião