Nove pessoas foram ouvidas nesta segunda-feira (19) pelo superintendente de Fazenda Rio Grande (região metropolitana), Valdir de Córdoba Bicudo, que investiga o desaparecimento do vereador Adão Valdir Carvalho (PPS), que está sumido desde o último sábado (17). No domingo (18), o carro do vereador, uma Belina prata de placas ABI-8591, foi encontrado queimado a 15 quilômetros de Mandirituba. Dentro do carro foi encontrado um corpo carbonizado.
Somente um exame de DNA vai comprovar se o corpo que estava dentro do carro era do vereador Adão Valdir Carvalho. "Os indícios são fortes, mas a polícia ainda não confirma que o corpo é do vereador", explicou o superintendente Bicudo. "A família vai colher material junto ao Laboratório de Genética do Instituto de Criminalística do Paraná para confrontar os dados", afirmou.
Segundo Bicudo, o resultado do laudo deve ficar pronto no máximo em 30 dias. Os depoimentos nesta segunda-feira começaram às 8h30 e terminaram somente às 16h20. A mulher do vereador, dois filhos, outros familiares, vereadores e amigos de Adão Valdir Carvalho foram ouvidos pelo superintendente.
"Todo o dia foi para colher depoimentos. Uma equipe policial também passou o dia pegando informações em Mandirituba. A partir dos depoimentos teremos algumas linhas de investigação para seguir para poder chegar ao autor desse crime. No entanto, para não comprometer o desenrolar das investigações é necessário guardar sigilo", esclareceu.
Mesmo sem revelar qual a linha de investigação, a polícia não descarta a possibilidade de vingança, assalto e até de crime político. Adão Valdir Carvalho está no segundo mandato como vereador e é conhecido na cidade por participar de programas sociais e pelo programa de rádio que apresenta aos domingos, onde fala sobre política.
Últimas horas antes do desaparecimento
Pelos depoimentos prestados, o superintendente Bicudo conseguiu reconstituir os passos do vereador antes do sumiço. "O vereador saiu de casa entre as 11h30 e 12h do sábado (17). Entre as 14h30 e 15h ele foi visto pelo cunhado em Quitandinha (região metropolitana), depois passou pelo Posto 47 em Mandirituba. A partir desse ponto, o vereador não foi mais visto", afirmou.
O carro do vereador foi encontrado por volta das 10h de domingo (18), por uma senhora agricultura no lugarejo Mato Branco dos Carvalhos, zona rural de Mandirituba. "É um lugar ermo, uma ruazinha onde passa apenas um carro. A polícia foi chamada e as investigações começaram. Quem tiver alguma informação, ou tenha visto o vereador no fim de semana, pode entrar em contato pelo telefone 3608-1368 para interagir com a polícia", definiu Bicudo.
Cope ajuda nas investigações
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (Sesp), o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), vai auxiliar a delegacia de Fazenda Rio Grande na investigação do desaparecimento do vereador. Quando sumiu, o político estaria com cerca de mil reais para comprar brindes para uma festa em Mandirituba.