Uma série de edifícios reunidos ao redor de uma imensa praça, concentrando, no mesmo local, serviços públicos dos três poderes. A construção do Centro Cívico, marco urbanístico de Curitiba que completa oficialmente 60 anos na quinta-feira, era defendida pelo então governador Bento Munhoz da Rocha Neto não só como uma forma de centralizar as repartições públicas e economizar com aluguéis. Acima de tudo, o símbolo arquitetônico tinha como objetivo unificar o Paraná, estabelecer Curitiba como uma capital "de verdade" e dotar o estado da grandeza que lhe cabia frente a todo o país.
SLIDESHOW: Veja imagens da construção do Centro Cívico
INFOGRÁFICO: Manifestações fazem parte da história do Centro Cívico
INFOGRÁFICO: Construção do Centro Cívico fazia parte do Plano Agache
Os recordes sucessivos na produção de café transformaram o Paraná em um dos maiores produtores do mundo, embora também reforçassem as divisões geográficas e culturais entre o Norte cafeicultor, muito mais ligado a São Paulo do que à capital paranaense. Com o Centro Cívico, Curitiba enfim seria o coração do estado. E os paranaenses teriam uma homenagem à altura para marcar o centenário de emancipação, em dezembro de 1953.
Ao fim, o projeto de Bento Munhoz, baseado em uma proposta levantada na década anterior pelo Plano Agache, saiu do papel. Não da maneira como foi concebido originalmente e muito menos na data prevista na comemoração do centenário, apenas a Praça 19 de Dezembro, construída de maneira improvisada, foi inaugurada. Nos anos seguintes, recebeu elogios fervorosos e críticas ferrenhas: ao mesmo tempo em que tornou-se um marco da arquitetura moderna no Paraná e no país, foi símbolo dos fracassos e atrasos na concepção de obras públicas.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora