São Paulo - O governo federal anunciou ontem os detalhes para instalação, num prazo de cinco anos, do Sistema de Identificação Automática de Veículos (Siniav). São Paulo deve ser uma das primeiras cidades a monitorar a frota com chips o prefeito Gilberto Kassab (DEM) foi o primeiro a conhecer o sistema, numa sessão exclusiva ontem. Além de permitir um melhor gerenciamento do trânsito e localização de veículos roubados, essa tecnologia colocará a capital a um passo do pedágio urbano.
O sistema de chip veicular permitirá também o monitoramento da velocidade por trechos e não pontualmente, como fazem atualmente os radares em todo o país. Ou seja, não vai adiantar o motorista colocar o pé no freio só quando estiver passando pela área monitorada pelo equipamento de fiscalização. E essa função poderá ser adotada tanto em áreas urbanas como em rodovias. A tecnologia do Siniav dispensa também praças de pedágio e a cobrança é feita "virtualmente", podendo ser debitada no cartão de crédito.
A comunicação entre o chip e as antenas será feita por frequência semelhante à de celular. O circuito vai ser instalado no para-brisa do veículo, e sempre que passar por uma das antenas o veículo terá as informações captadas e levadas para uma central. Toda a frota, nova e velha, terá de circular com chip até o fim do prazo.
Carros novos ganharão o aparelho no emplacamento. Nos antigos, a instalação será gradual. Todos os Detrans do país terão de abastecer uma base de dados com informações sobre veículos roubados, furtados, clonados ou usados em sequestros.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora