Em 2015, a São Paulo Fashion Week completa 20 anos. Mas a festa começa nesta edição de inverno, que desembarcou com suas tendas e passarelas nesta segunda-feira (03), no Parque Cândido Portinari, em São Paulo, e vai até a próxima sexta-feira. É hora de celebrar o legado de ser a mais importante semana de moda da América Latina e planejar os próximos 20 anos.
Para ambientar a comemoração, uma cenografia emblemática, criada pelo arquiteto Marko Brajovic, que trabalhou como inspiração o movimento Bauhaus, que revolucionou várias esferas da criação e marcou um momento importante de transição no início do século 20. "Vivemos igualmente um tempo de questionamentos, revisões e grandes transformações", afirma Paulo Borges, CEO da Luminosidade, diretor criativo e idealizador do SPFW.
A semana começou com o desfile da Animale, que trouxe Vitorino Campos no estilo. E com ele veio a alfaiataria primorosa. A rota da seda imaginada pela marca, que vai de Istambul a algum lugar da Ásia Central, ganhou contornos chiques, minimalistas, não tão sensuais como era a tradição nos seus desfiles. Zíperes trançaram e arremataram vestidos justos, camisas brancas apareceram modificadas por lapelas curtas e casacas enormes. No mais, sobretudos quentinhos, coats jogados por cima do corpo e marcados por amarrações inusitadas, tudo em uma cartela de cores contida, feita de caramelo e azul noite.
A segunda a desfilar foi a Uma, que aliou o conceito minimalista de Raquel Davidowicz aos bordados artísticos e pontuais de Geová Rodriguez. Destaque para as assimetrias e amarrações, além da alfaiataria em camadas. Tudo em tons neutros, como gesso, argila, pedra, cimento e preto, pontuado por vermelho vivo. Quem estreou na passarela paulistana foi o mineiro Victor Dzenk, que desfilou suas coleções anteriores no Fashion Rio. Ele trouxe para cá seus vestidos fluidos, antes estampados com temáticas evidentes, agora adornados por franjas e aquecidos por casacos longos, duplaface e com linhas alongadas.
O dia teve ainda a coleção superfeminina de Tufi Duek, a estreia de PatBo, linha mais fashion de Patrícia Bonaldi e a Cavalera. Para hoje estão programados os desfiles de Pedro Lourenço, Reinaldo Lourenço, Pat Pat's, Lolitta, Giuliana Romanno, João Pimenta e Colcci, com Gisele Bündchen.
A jornalista viajou a convite do evento.
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião