O Supremo Tribunal Federal (STF) deve elaborar uma tese de repercussão geral para definir se a alteração do registro civil antes do falecimento do pai militar é condição necessária para o recebimento de pensão por filha transexual. Em sessão virtual nesta terça-feira (16), seis ministros se manifestaram que o STF deve definir o entendimento sobre o assunto, que deverá ser aplicado de maneira semelhante por todas as instâncias da Justiça após a conclusão do caso específico em discussão.
No caso tratado pelo Supremo, o militar da Marinha, gerador do benefício, morreu em 1998. A filha transexual recebeu a pensão até 21 anos, que completou em 2008, por ter nome e gênero masculino em seu registro civil. Em 2018, a filha trans conseguiu alterar o registro civil para o gênero feminino e entrou com ação judicial para conseguir o direito de continuar recebendo o benefício.
Em dezembro de 2000, a Corte estabeleceu que as filhas de militares com pai falecido até o ano da decisão têm direito à pensão vitalícia. Para os que faleceram depois de 2000, a filha terá o direito até os 21 anos ou 24 anos, se universitária. No caso que será julgado pelo STF, a decisão pode dar à filha transexual o benefício de forma vitalícia.
Edson Fachin, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes concordaram como relator, Luís Roberto Barroso, sobre a necessidade de elaboração da tese. Ainda cabe pedido de destaque, que levaria o processo para ser avaliado presencialmente no plenário, e de vista, que o suspende para que os ministros tenham mais tempo para análise.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora