Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Navalha

STJ revoga prisão de filho do dono da Gautama

A ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Eliana Calmon terminou ontem de ouvir o depoimento de Rodolpho de Albuquerque Soares de Veras, filho de Zuleido Veras, dono da Gautama. A construtora é suspeita de liderar a suposta máfia que fraudava licitações para realização de obras públicas, desarticulada pela Operação Navalha, da Polícia Federal. Segundo o STJ, Calmon revogou a prisão dele.

Eliana Calmon também ouviu ontem o depoimento de Tereza Freire Lima, funcionária da Gautama. De acordo com a ministra, Tereza mentiu e omitiu informações durante o depoimento. Mesmo assim, a ministra revogou a prisão dela por considerar que a funcionária não oferece risco para a coleta de provas da Operação Navalha.

No sábado, Eliana Calmon revogou a prisão de Dimas Soares de Veras, irmão do dono da Gautama, depois dele prestar depoimento. Calmon também ouviu no sábado os depoimentos do funcionário da Gautama no Piauí João Manuel Soares e da diretora da empresa, Maria de Fátima Palmeira. No entanto, a ministra manteve a prisão deles.

Zuleido também deveria depor no sábado. Mas ele se recusou a responder as perguntas feitas por Calmon e a ministra manteve sua prisão. Os advogados da Gautama já ingressaram com pedido de habeas-corpus para Zuleido, Maria de Fátima e Vicente Vasconcelos – outro diretor da Gautama preso.

Mas o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes decidiu solicitar mais informações ao STJ antes de analisar o pedido de habeas-corpus.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.