• Carregando...

Um prédio da Alfândega diante do Rio da Prata transformado em museu histórico, uma casa cheia de túneis que deveria virar restaurante e acabou por mostrar a capital argentina através dos séculos: Buenos Aires redescobre seu passado subterrâneo e multiplica a criação de museus.

A mais espetacular dessas redescobertas é a Aduana Taylor, chamada assim em homenagem ao engenheiro que a concebeu entre 1855 e 1857. Funcionou até 1894, até ser coberta de terra, nos trabalhos de construção de um novo porto, o Puerto Madero. Depois das escavações e com algumas reformas, foi transformada em Museu do Bicentenário, ficando a alguns metros da Casa Rosada (palácio do governo): o Estado investiu 17,2 milhões de euros para oferecer ao visitante um percurso pela história recente do país. De 1810 até a presidência de Nestor Kirchner (2003-2007).

"Encontramos antigos me­­ca­­­­nismos, de madeira e ferro, que serviam para descarregar as charretes que traziam as mercadorias dos navios: nós os deixamos do jeito que eram", explicou Juan José Ganduglia, diretor do novo museu. As galerias de finos tijolos aparentes foram mantidas: cada uma acolhe quadros, carruagens, e objetos que pertenceram a um ou outro presidente ou apresentam documentários divulgados numa tela.

Outra descoberta, a algumas ruas da Aduana, ficava a casa de um cidadão, Jorge Eckstein, que adquiriu a propriedade no bairro histórico de San Telmo com a ideia de levantar ali um restaurante. Durante os trabalhos de reforma, o solo cedeu na parte de trás e, pouco a pouco, começaram a aparecer túneis e muros datando de diferentes séculos. Com isso, toda a História da cidade pôde ser seguida passo a passo: o proprietário decidiu, em 2004 de fazer daí um museu privado, chamando "El Zanjon". Os grandes salões do século 19 testemunham a riqueza dos antigos proprietários, mas também a vida das famílias de imigrantes que aí se instalaram no século 20.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]