Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Distrito Federal

Superbactéria já provocou 18 mortes

Um surto de infecção hospitalar provocado por uma superbactéria, resistente à maior parte de antibióticos disponíveis no mercado, já provocou 18 mortes e é suspeita de contaminar 108 pacientes no Distrito Federal neste ano. Os casos são registrados em dez hospitais públicos e particulares.

Dado divulgado ontem pela Secretaria de Saúde do DF informa que, em 1.º de outubro, havia 58 casos de pacientes com infecção em tratamento no DF. O restante havia superado a infecção ou morrido – não necessariamente por problemas relacionados à bactéria. Até três semanas atrás, a maior parte dos casos estava concentrada em duas instituições: Hospital de Base e Hospital Santa Maria. De lá para cá, no entanto, a contaminação se espalhou para outras instituições.

Mutação

O surto não tem relação com a nova superbactéria, originária do sul da Ásia e que provocou a primeira vítima em agosto. O agente causador da doença é uma variação de uma bactéria conhecida há tempos, a klebsiella pneumoniae. Com mutação genética, ela passou a produzir uma enzima, que a torna resistente aos tratamentos comumente usados.

No Brasil, a mutação foi confirmada pela primeira vez em 2005, em um paciente de São Paulo. O segundo caso somente foi constatado em 2009, em uma pessoa de Londrina, Norte do Paraná. Diante do aumento bastante significativo do número de casos, a Anvisa convocou um grupo de especialistas para discutir o assunto.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.