Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
MG

Superbactéria mata duas pessoas em hospital de Montes Claros

Duas pessoas morreram contaminadas pela superbactéria KPC (Klebsiella pneumoniae carbapenemase) em um hospital de Montes Claros (MG).

As mortes de um idoso e de uma mulher ocorreram durante a primeira quinzena de janeiro, mas foram confirmadas e divulgadas na quinta pelo Hospital Aroldo Tourinho.

Outras nove pessoas foram infectadas e seguem em tratamento, sendo que em sete delas a bactéria não se desenvolveu. Os pacientes estão em área de isolamento no hospital por tempo indeterminado.

Durante a manhã de hoje, o Comitê de Controle de Infecção Hospitalar se reuniu junto a membros da Vigilância Sanitária do Estado e do Município para estabelecer ações a serem tomadas.

A primeira medida definida é o desenvolvimento de campanha educativa, para tranquilizar a comunidade. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a KPC só sobrevive em ambiente hospitalar e se desenvolve apenas em pessoas com baixa imunidade.

Por isso, diz a prefeitura, não há motivo para a população se alarmar.Prevenção

O contágio da KPC não se dá pelo ar, mas por contato direto, tornando fundamental o uso de equipamentos de proteção individual, como luvas, gorros e máscaras entre profissionais da saúde. A higienização adequada das mãos é recomendada ainda tanto para os profissionais quanto para a população.

O Hospital Aroldo Tourinho informou que a detecção da KPC confirma que o sistema de controle imunológico da instituição é eficiente.

Estudo da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Botucatu, interior de SP, mostrou que a incidência de algumas infecções hospitalares, como as causadas pela KPC, aumenta até 57% no verão.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.