O superintende da Secretaria Estadual da Saúde e ex-prefeito de Cambé, médico Gilberto Martin, está no meio de uma denúncia que envolve a prefeitura da cidade do Norte do estado e o governo estadual. Segundo a denúncia do ex-presidente da Fundação de Cultura e Artes de Cambé, Benedito Gomes da Silva Filho, o médico estaria recebendo dois salários, um do município e outro do estado.
Reportagem da Gazeta do Povo na edição desta quarta-feira mostra que a prefeitura manteve o pagamento a Martin, funcionário municipal de Cambé, mesmo após ele ter sido cedido ao governo do estado e mudar-se para Curitiba. Assim, desde 2004, recebe vencimentos tanto do governo estadual quanto da Prefeitura. Seriam R$ 3,6 mil de salários no município.
A remuneração recebida pelo médico na Secretaria Estadual de Saúde não foi informada. Foi apresentada apenas documentação de que ele tem um cargo DAS-2, cujo salário é de cerca de R$ 4,5 mil, mas receberia apenas as gratificações.
O secretário de Governo de Cambé, Osires Cavalleti, confirmou que Martin ainda é pago pela administração de Cambé. "Mas está tudo de acordo com a legislação municipal. Ele está cedido ao estado e em concordância com o estatuto do servidor municipal", disse Cavaletti. Sobre o fato de ele estar recebendo da cidade de Cambé sem estar atuando no local, onerando, portanto, a administração municipal, o secretário de Governo afirmou que "Gilberto Martin não deixa de estar trabalhando para a municipalidade de Cambé estando em Curitiba".
De acordo com o prefeito Adelino Margonar, "todas as prefeituras fazem isso (cessão de funcionários) e essa é uma parceria que dá certo".
A reportagem entrou em contato com Martin, mas ele disse que não iria falar sobre o assunto nem explicou se considerava legal ou não sua atitude.
Leia a reportagem completa no site da versão impressa da Gazeta do Povo, ou pela Gazeta do Povo Digital
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora