A cadeia pública de Cascavel, região Oeste do estado, nunca esteve tão lotada. São mais de 600 presos no local que tem capacidade para receber no máximo 140. De acordo com reportagem do telejornal Bom Dia Paraná, a superlotação preocupa os moradores vizinhos da cadeia, que vivem com medo de possíveis fugas.
Os policiais militares ficam em alerta constante na cadeia e a segurança teve que ser reforçada na área externa. A superlotação favorece as tentativas de fuga, que têm sido freqüentes. Na última semana foram descobertos dois túneis no pátio onde os presos tomam sol.
"A questão será resolvida definitivamente na cadeia pública, com o encaminhamento desses presos ao Centro de Detenção e Ressocialização que será entregue agora no mês de maio pelo governo estadual", explicou o delegado Amadeu Trevisan.
A cadeia fica em uma região próxima ao Centro da cidade. Os presos ficam a poucos metros de uma das maiores escolas de Cascavel, onde estudam quase 2 mil alunos.
"Nós já nos deparamos com situações amedrontadoras, com alunos no pátio. Bandidos já se esconderam no colégio em anos anteriores. Sempre estamos com muito medo, ainda mais agora que a violência aumentou em todo o país", desabafou a diretora do colégio, Virgínia Maraci.
Quando os presos forem transferidos para o Centro de Detenção, a delegacia da cidade só deve ficar ocupada por mulheres e presos provisórios.