A cadeia da delegacia de São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, foi interditada pela Justiça, nesta terça-feira (23). Atualmente, a carceragem abriga quatro vezes mais presos do que determina sua capacidade. A falta de infraestrutura das instalações também motivou a interdição.
A decisão partiu da Primeira Vara Criminal do município. Em entrevista à Gazeta do Povo, o delegado Osmar Dechiche reconheceu e concordou com a interdição. De acordo com ele, a cadeia é antiga e não tem condições adequadas para abrigar os presos. "As pessoas que estão presas ficam em um ambiente de insalubridade. As celas sequer tem luminosidade", apontou o delegado.
A superlotação foi outro problema diagnosticado pela Justiça. Atualmente, 144 presos dividem seis celas. As instalações têm, no total, capacidade para abrigar 35 pessoas. O delegado admitiu que há casos de presos que já foram condenados e que deveriam ter sido transferidos para o sistema prisional.
Com a interdição, os presos devem ser transferidos para outras cadeias. De acordo com Dechiche, a delegacia já iniciou os contatos com outras unidades para viabilizar a remoção das pessoas que se encontram detidas na delegacia de São José dos Pinhais.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião