Um homem, de 49 anos, foi preso em flagrante nesta segunda-feira (24) acusado de ser o receptador de arroz de uma carga desviada na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Ele é proprietário de um supermercado em São José dos Pinhais e estaria vendendo o arroz comprado sem nota fiscal de uma empresa de Araucária que fazia o desvio.
A carga de arroz pertencia a uma empresa de Forquilhinha (SC) e era vendida por um representante do Paraná situado em Araucária. A empresa paranaense emitia pedidos de compra e recebia a carga para redistribuir na RMC. Entretanto, ao invés de repassar os produtos para os clientes que preenchiam as notas fiscais, a representante de Araucária ficava com a mercadoria e desviava para outros clientes sem a emissão de notas fiscais, segundo apurou a Delegacia de Estelionato e Desvio de Cargas (Dedc).
No último sábado (22), a Dedc fez a apreensão de 15 toneladas de arroz da empresa de Forquilha em Araucária. O valor da carga foi estimado em R$ 260 mil reais. Nesta segunda-feira, foram apreendidos 1.350 quilos do arroz no supermercado de São José dos Pinhais.
Segundo a polícia, outras pessoas que participaram do esquema já foram identificadas e as investigações seguem para localizar outros produtos desviados.
O dono do supermercado foi autuado em flagrante e irá responder por receptação dolosa qualificada, podendo ser condenado a até oito anos de prisão. Como estava colocando a mercadoria desviada à venda, não foi possível arbitrar fiança.