Os supermercados de Dois Vizinhos, no Sudoeste do Paraná, não oferecem mais sacolas plásticas aos clientes desde 25 de abril. A princípio, seis grandes supermercados da região aderiram à iniciativa e oferecem caixas de papelão e embalagens retornáveis para substituir. Aos consumidores que insistem em levar as compras em sacolas, é cobrado R$ 0,10 por embalagem plástica.
O objetivo, segundo Clair Antonelo, diretor do Departamento de Meio Ambiente e geógrafo da prefeitura, é fazer com que o consumidor tenha consciência da importância de reduzir impactos ambientais. "A ideia é que a população pense dentro do princípio dos 3Rs: reduzir, reciclar e reutilizar", diz Antonelo.
A iniciativa partiu do Conselho da Mulher Empresária de Dois Vizinhos, e recebeu o apoio da Prefeitura, do comércio e do Núcleo de Responsabilidade Social e Ambiental (Nurse) da cidade. Segundo Anete Peretti, presidente do Conselho da Mulher Empresária, pouca gente reclamou. "Posso dizer que a maioria concordou com a iniciativa. E mesmo os que não gostaram acabaram se adaptando e estão aderindo", diz.
O próximo passo na cidade é mobilizar as panificadoras e todo o comércio local. "Os comerciantes já estão se organizando por conta própria, buscando embalagens de papel no lugar das sacolinhas", conta Anete.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião