Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Painel

Superpoderosas

Uma das novidades que Lula pretende introduzir em seu governo caso vença a eleição é um gabinete de monitoramento de gestão diretamente subordinado ao presidente da República. A aliados, disse que a demora para colocar em prática as decisões tomadas foi um dos problemas do primeiro mandato e que não pretende repeti-lo. No desenho esboçado por Lula em conversas, o comando da nova estrutura caberia à ministra Dilma Rousseff, que deve continuar na Casa Civil. Duas outras mulheres fariam parte do gabinete: Miriam Belchior, assessora especial da Presidência, e Maria das Graças Foster, que foi secretária de Dilma até assumir a presidência da BR Distribuidora.

Idéia fixa 1 – A preocupação em tornar o governo mais ágil no eventual segundo mandato foi exposta por Lula a oito ministros com os quais se reuniu na terça passada.

Idéia fixa 2 – No encontro de terça, falaram os ministros da área econômica. Luiz Furlan (Desenvolvimento) foi o mais crítico. A pedido de Lula, esse grupo voltará a se reunir para discutir medidas que "destravem" o crescimento.

Pequi – Lula vai hoje a Goiás, reforçar a campanha de Maguito Vilela (PMDB). Convidou os senadores Renan Calheiros (AL) e José Sarney (AP) para irem com ele.

Para todos – Investimento do PT na reta final da campanha, as cédulas com o número de Lula contemplarão os palanques duplos em estados como Paraná, Maranhão, Pernambuco e Rio de Janeiro. Haverá material de propaganda do petista com mais de um candidato a governador.

S.O.S. cacau 1 – Jaques Wagner esteve no sul da Bahia tentando recompor as relações entre o PT e os produtores de cacau. A visita ocorreu depois de o PFL martelar que petistas ajudaram a disseminar o fungo vassoura-de-bruxa na região.

S.O.S. cacau 2 – O candidato petista prometeu incentivo do governo federal à atividade cacaueira, para ainda antes da eleição. A oferta não colou: Antônio Palocci, quando era ministro, fez a mesma promessa pelo menos três vezes.

Vai ou não? – PFL e PSDB estão numa encruzilhada em Pernambuco, estado do vice e do coordenador da campanha de Geraldo Alckmin. Os aliados querem fazer um grande evento, em resposta ao comício de Lula em Caruaru, mas nem a data conseguem fechar.

Bússola – O local provável do comício é Carpina, cidade a 50 km do Recife. Na capital, sem atrações musicais, tucanos e pefelistas temem um fiasco.

Voz de Deus – O presidente da Assembléia de Pernambuco, Romário Dias (PFL), declarou voto em Lula: "Não posso ficar contra o povo".

Antídoto – A propaganda de tevê do PFL pernambucano respondeu à defesa de Humberto Costa feita por Lula com um truque: acusa o PT de fraude na propaganda de tevê, porque, em vez de dizer que o candidato nada teve a ver com a máfia dos vampiros, Lula falou em sanguessugas.

Na muda – José Carlos Aleluia (BA) vê com desconforto a sucessão no PFL. A aliados, diz que não assina embaixo o acordo pelo qual Rodrigo Maia (RJ) ficaria na presidência do partido e ACM Neto (BA), na liderança na Câmara.

Sem censura 1 – Acórdão do STF recém-publicado permite o acesso a registros fonográficos das sessões de tribunais. É um legado de Nelson Jobim, pouco antes de deixar a toga.

Sem censura 2 – Relator, Jobim insurgiu-se contra voto proibindo a coleta de dados em tribunais militares para um livro sobre advogados de presos políticos.

Tiroteio

Do deputado do PV-RJ FERNANDO GABEIRA, sobre o ex-governador de Minas Gerais dizer que está coligado à parte honesta do PT:

– Se Newton Cardoso se alia com o lado bom do PT, imagine as alianças do lado mau. O problema será distinguir os detalhes quando eles se reunirem no mesmo banho de sol.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.