Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Censo

Supervisores do IBGE enfrentam dificuldades para serem recebidos

Desde o início de agosto funcionários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizam o recenseamento em todo o Brasil. Em algumas residências, além da entrevista do recenseador, é realizada uma visita de um supervisor do IBGE. Esses profissionais têm encontrado dificuldade para realizar o trabalho em algumas moradias de Curitiba, já que as pessoas não têm recebido os servidores.

A função do supervisor é refazer parte da entrevista já realizada anteriormente e checar se os dados são os mesmos que foram informados durante a primeira visita. "A supervisão é importante para nós verificarmos se o recenseador fez todas as perguntas do questionário. A finalidade é garantir a qualidade técnica do trabalho do Censo 2010", explicou o chefe do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, em entrevista ao telejornal ParanáTV 2ª Edição, da RPC TV.

As equipes do IBGE usam um uniforme com boné, colete, crachá e um computador de mão. Dúvidas sobre o Censo 2010 ou sobre o recenseadores do IBGE podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-721-8181

Prédios e condomínios

Alguns recenseadores contratados pelo IBGE também encontram dificuldades para realizarem o Censo em prédios e condomínios da capital. Parte da resistência em receber os recenseadores começa pelo próprio síndico do condomínio, preocupado com questões de segurança. O instituto recomenda que os síndicos comuniquem os moradores sobre o Censo para que ninguém seja surpreendido.

Balanço

Em duas semanas, o IBGE realizou o recenseamento de 17% da população brasileira, o que representa em torno de 33,8 milhões de pessoas. No último Censo, de 2000, foram recenseados 54 milhões de domicílios, dos quais 45 milhões foram considerados ocupados. As entrevistas costumam durar entre dez minutos e uma hora, de acordo com o tipo de questionário aplicado.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.