Até há algum tempo, achava-se que o alimento supria todas as necessidades. No entanto, como explica o pediatra Cícero Alaor Kluppel, esse conceito tem mudado para alguns casos. "A quantidade de cálcio recomendada no passado era de 800 miligramas por dia, mas hoje subiu para 1,2 mil mg/dia. Nem sempre o que é oferecido pela dieta vai ser suficiente, e nesses casos os suplementos são recomendados", avisa.

CARREGANDO :)

A nutricionista clínica funcional Carolina Ribeiro diz acreditar que uma alimentação balanceada pode fornecer tudo de que um organismo necessita, mas também faz ressalvas. "O problema é que atualmente os alimentos estão mais pobres em nutrientes, devido à falta de cuidado com o solo, mas é importante ressaltar que somente um médico ou nutricionista está capacitado a identificar quais vitaminas e minerais podem estar faltando no organismo e assim indicar uma suplementação", alerta.

Os suplementos podem ser um grande aliado da saúde; entretanto, se usados de forma discriminada, podem causar intoxicação e problemas neurológicos. "O suplemento é necessário quando o gasto de nutrientes é maior, a ingestão é menor, quando há dificuldade de absorção ou quando há uma necessidade maior de nutrientes específicos. O profissional pode indicar o melhor suplemento nutricional, a quantidade certa e o período de tempo mais adequado", completa a nutricionista Shirlei Ribas. (JK)

Publicidade