Cuidados
Redobre os cuidados básicos de higiene:
- Lave as mãos várias vezes ao dia, com água e sabão.
- Tenha atenção à higiene e à conservação dos alimentos.
- Não tome remédios para interromper a diarreia. Procure um médico.
- Evite contato com a água de alagamentos.
Um surto de virose registrado no litoral do Paraná já levou mais de mil pessoas a procurarem atendimento médico em Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Os principais sintomas são diarreia e vômito. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), foram 987 atendimentos entre os dias 2 e 8 deste mês. Em Guaratuba, mais 122 pessoas procuraram auxílio médico entre os dias 9 e 15. A Sesa não possui boletins atualizados, mas só ontem foram feitas entre 20 e 30 consultas no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, em Matinhos.
Em Guaratuba, o agente infeccioso responsável pelos casos é o Norovírus. "Estamos estudando os casos de Matinhos e Pontal do Paraná. Ainda não sabemos o que causou as viroses nesses dois municípios", afirmou Miriam Woiski, chefe do departamento de Vigilância e Controle de Agravos Estratégicos da Sesa. Segundo o boletim da secretaria, entre os dias 2 e 8 foram feitos 564 atendimentos em Matinhos, 213 em Guaratuba e 210 em Pontal. Em janeiro de 2010 também houve aumento do número de casos de diarreia e vômito nas praias do Paraná e no litoral do estado de São Paulo. Em ambos os casos o causador foi o Norovírus.
O Norovírus não é letal, mas tem alta transmissibilidade. Como a pessoa contaminada tem diarreia e vômito, há risco de desidratação. A principal forma de contaminação é a ingestão de alimentos e água contaminados. É essencial reforçar cuidados com a higiene. O vírus está presente em fezes, vômito e secreções.
A assistente social Débora Matthes, 37 anos, levou o filho Caio, 6 anos, ao hospital em Matinhos ontem. "Pela manhã ele começou a passar mal, com vômito e diarreia", disse.
"É fundamental lavar as mãos com água e sabão várias vezes ao dia. Isso deve ser feito, principalmente, antes de preparar e fazer refeições, quando chegar da rua e após ir ao banheiro", diz o médico infectologista José Luiz de Andrade Neto, diretor científico da Sociedade Paranaense de Infectologia. Ele disse não ter conhecimento de casos de contaminações pela água do mar.
A virose dura, em média, até três dias. Outros sintomas são dor de estômago, náuseas e em alguns casos febre e tremores de frio. Quem tiver sintomas deve procurar uma unidade de saúde. Segundo o médico Sandro Moraes, do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes, os pacientes recebem soro e normalmente são liberados. "O calor sempre é acompanhado por viroses. São casos simples, que em um ou dois dias estão resolvidos", afirma.
Após denúncia ao STF, aliados de Bolsonaro ampliam mobilização por anistia no Congresso
Bolsonaro tinha esperança de fraude nas urnas, diz Cid na delação; veja vídeo na íntegra
Bolsonaro aposta em Trump para uma “virada de jogo” no Brasil; acompanhe o Sem Rodeios
Motor dá sinal de fervura, mas o presidente quer acelerar
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora