Rio de Janeiro - O Sistema Único de Saúde (SUS) terá, no segundo semestre deste ano, um novo remédio para o tratamento da tuberculose. O anúncio foi feito ontem pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão, na abertura do 3º Fórum Mundial Stop TB, no Rio. Esta é a principal reunião internacional para discutir a redução e a erradicação da doença no mundo.
O medicamento é o TFC (dose fixa combinada), conhecido como quatro em um. A droga reduz de seis para dois comprimidos a dose diária usada atualmente no tratamento da doença. Segundo o ministro, o novo esquema terapêutico é mais barato, facilita a adesão do paciente e o combate à resistência do bacilo de Koch, bactéria que provoca a maioria dos casos de tuberculose.
Temporão também anunciou queda de 24,4% na incidência de tuberculose no Brasil nos últimos sete anos. Os dados são de 2007.
Naquele ano, de acordo com o levantamento, foram registrados 72 mil novos casos no país. O Rio de Janeiro é o estado com maior incidência. A média anual é de 73,27 casos em cada grupo de 100 mil habitantes. No Brasil, a média é de 38,2 casos para cada 100 mil pessoas. Ontem, o enviado especial da ONU na luta contra a tuberculose, Jorge Sampaio, disse que estima que uma nova vacina para a doença deve ser aprovada entre 2013 e 2015.