Uma suspeita de bomba dentro da Caixa Econômica Federal (CEF) localizada na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, bloqueou ruas da região por cerca de duas horas no início da tarde desta quinta-feira (23). A hipótese de que se tratava de uma bomba foi descartada e a circulação na região liberada por volta das 12h40.
De acordo com informações da Polícia Militar (PM), uma pessoa acionou a corporação para informar que havia um objeto suspeito no estabelecimento. A agência do banco federal fica na esquina das ruas Pedro Ivo e Desembargador Westphalen e a circulação na região foi restringida por volta das 10h30.
Por se tratar de uma área da CEF, é a Polícia Federal (PF) é quem teria competência para agir na área. A PM informou que apenas isolou o local. Procurada, a assessoria de imprensa da PF não soube dar mais detalhes sobre a atuação do esquadrão antibombas da corporação na ocorrência. Os policiais federais saíram do local sem dar mais detalhes do conteúdo da mochila para a imprensa.
A própria agência do banco reabriu logo em seguida, voltando a ter atendimento normal logo depois da liberação no acesso à região.
O prolongamento da Pedro Ivo - ao lado da praça - foi fechado para veículos e pedestres. Já a rua Desembargador Westphalen esteve parcialmente bloqueada, no trecho próximo à praça, da rua Emiliano Perneta até a rua André de Barros. Os comerciantes foram obrigados a fechar suas lojas nas áreas isoladas, tanto na Pedro Ivo quanto na Desembargador Westphalen. A ordem foi dada por volta das 10h30, segundo eles.
Apesar da suspeita de bomba, comerciantes da rua André de Barros, de frente para a praça, seguiram trabalhando normalmente, assim como os que atuam na Rua da Cidadania da Matriz.
Motoristas de linhas de ônibus com pontos na praça – como Centenário/Campo Comprido e Pinhais/Rui Barbosa - estão recebendo orientação para alterarem o trajeto das linhas.