• Carregando...

São Paulo – Três líderes do Primeiro Comando da Capital (PCC), suspeitos de terem ordenado os ataques contra ônibus e policiais ocorridos terça-feira em São Paulo, foram transferidos ontem para o Regime Disciplinar Diferenciado (RDD) de Presidente Bernardes, o mais rigoroso do sistema prisional paulista. Os líderes Rogério Jeremias de Simone, o Gegê do Mangue; Fabiano Alves de Souza, o Paca ou Biano; e Abel Pacheco de Andrade, o Vida Loca; deram a ordem por celular, assim que a tropa de choque da Polícia Militar se posicionou para entrar na Penitenciária II, de Presidente Venceslau, onde cumpriam pena.

Na mesma noite, vários ônibus e uma patrulha da Polícia Militar foram atacados em São Paulo. Os guardas da muralha da PII ouviram os presos passando ordens por telefone e avisaram a direção do presídio. Rapidamente, toda a estrutura policial do estado foi colocada de sobreaviso.

A tropa ocupou o presídio depois que um grupo de presos, revoltado com um remanejamento iniciado pelos agentes penitenciários, se amotinou e tentou render os agentes. Integrantes do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) entraram em choque com os amotinados, disparando balas de borracha.

Os detentos que estavam fora das celas foram dominados. Em seguida, os presos começaram a destruir os vidros e a gritar que haveria retaliação.

O pelotão de choque usou bombas de efeito moral para conter o motim.

Policiais civis e militares prenderam quatro suspeitos de envolvimento nos ataques ao ônibus e ao carro da polícia em São Paulo. Eles ocupavam um carro roubado e carregavam quatro armas – dois revólveres e duas pistolas.

As investigações não descartam ainda a hipótese de que os ataques poderiam estar relacionados à prisão de Fábio Aparecido de Almeida. "Magrão", como é conhecido, foi preso na terça-feira e confessou participação no assassinato do diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Mauá, Wellington Rodrigo Segura, no dia 26 de janeiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]