Policiais do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e do Pelotão de Choque da PM (Polícia Militar) do Paraná apreenderam 10 quilos de maconha que eram levados a pé por dois rapazes que saíram do Paraguai com destino ao Rio Grande do Sul.
Eles caminharam mais de 20 horas e percorreram aproximadamente 130 quilômetros pela BR 277 até serem abordados próximo à cidade de Santa Tereza do Oeste (PR) no final da tarde desta sexta-feira.
De acordo com o tenente Felipe Malheiros, uma equipe do Gaeco saiu de Cascavel até Foz do Iguaçu em um trabalho de investigação e encontrou os dois rapazes que caminhavam com duas bolsas de viagem pela rodovia, mas não chegou fazer a abordagem. Seis horas depois quando a equipe retornava estranhou o fato de eles continuarem caminhando pela rodovia e decidiu abordar a dupla.
Um dos rapazes fugiu e não foi localizado. Edson Morais de Vasconcelos, 25, foi preso em flagrante. Ele disse que pretendia chegar a Pelotas (RS), cidade onde mora, mas negou que estivesse transportando o entorpecente.
Segundo o rapaz, que diz não ter antecedências criminais, ele havia saído de Foz do Iguaçu as 19h30 de quinta-feira, tentou pegar carona, mas não conseguiu. Para chegar à sua cidade ele teria que percorrer aproximadamente 1000 quilômetros.
Vasconcelos informou que a droga pertence ao outro rapaz que ele teria encontrado em um posto de combustível e decidiram seguir o trajeto juntos. "Encontrei ele no caminho, viemos andando juntos, quem poderia imaginar que ele trazia drogas", afirmou. O rapaz que conseguiu fugir teria informado ao colega de viagem que se chama Rafael.
Vasconcelos foi encaminhado para a 15ª SDP (Subdivisão Policial) em Cascavel.