O tablet é o elo perdido que os jornais procuravam para substituir o jornal impresso, disse hoje o jornalista americano Ken Doctor, autor do livro "Newsonomics - Doze Novas Tecnologias que Moldarão as Notícias" durante a 68ª SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa).
Para ele, a tendência é que a década de 2010 seja o ponto de virada, com a mídia passando a ter a predominância digital --e os tablets ocupando posição decisiva nesse contexto, dado o seu grande potencial de exploração de publicidade.
Doctor diz que o fato de as receitas com publicidade nas mídias digitais estar ultrapassando a da mídia impressa é um sinal da tendência em vários países. No New York Times, diz, a relação já é de 53% e 47%, com predominância da receita publicitária com plataformas digitais.
Em sua apresentação, ele disse que as receita dos jornais do mundo foi de R$ 93 bilhões em 2011, contra R$ 134 bilhões em 2005, indicando que a mídia precisa se adaptar a novas formas de geração de receita.
Nesse sentido, ele apontou o aumento da receita com assinaturas e a queda da renda com publicidade, citando o caso do New York Times, que atualmente obtém 53% de sua receita com circulação e o resto com publicidade.
Para Doctor, os jornais impressos devem cair em importância rapidamente, assim como as revistas, com o aumento da importância da televisão aberta, da televisão paga e dos meios digitais, ressaltando o forte crescimento destes últimos.
Doctor estima que, no meio do ano de 2013, 500 veículos terão paywall em todo o mundo, e que iremos nos perguntar como acessávamos notícias gratuitamente em breve.
Ele também citou a diversificação do conteúdo e a especialização dos veículos como uma tendência para o setor.