Vítima de ofensas racistas no último sábado, a atriz Taís Araújo prestou depoimento na sede da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática (DRCI), na Cidade da Polícia, em Manguinhos, na Zona Norte, na manhã desta quarta-feira. Ela foi ouvida por cerca de uma hora e meia e, na saída, não quis falar com a imprensa.
Entre 2013 e 2015, registros de crimes raciais aumentam cinco vezes no Paraná
Leia a matéria completaA atriz sofreu uma série de ataques racistas em sua página no Facebook no último sábado. No dia seguinte, diversas pessoas se manifestaram nas redes sociais em repúdio ao que aconteceu. A hashtag #SomosTodosTaísAraújo, em defesa da artista, foi compartilhada e virou trending topic no Twitter.
A Polícia Civil investiga a autoria dos comentários racistas publicados no perfil da atriz Taís Araújo no Facebook e analisa se os responsáveis cometeram crime de injúria racial ou racismo. Até a noite de terça-feira, o órgão ainda não havia divulgado detalhes da investigação. Os perfis de alguns usuários que escreveram as ofensas foram apagados.
A injúria racial, prevista no artigo 140 do Código Penal, é caracterizada quando o preconceito é direcionado a determinada pessoa. A punição pode variar de um a três anos de reclusão, além de multa. Já o racismo é crime mais grave, inafiançável e imprescritível, e acontece quando um grupo é inferiorizado. A pena pode chegar a cinco anos de detenção.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião