A TAP negou que tenha ocorrido apagão no voo 191, vindo de Lisboa na manhã do último domingo (31). Segundo a empresa, não houve registro de pane, apagão ou que a aeronave tenha passado por turbulência intensa e a viagem ocorreu dentro do normal. "Temos apenas o apontamento que alguns monitores de entretenimento de bordo estavam desconectados do sistema e houve a necessidade de reiniciar a programação para que a todos ficassem conectados. E após o religamento levaram alguns minutos para que a programação voltasse a ativa", diz nota encaminhada pela companhia.
O problema foi percebido por passageiros do voo como um apagão e relatado ao site de notícias O Globo pelo casal de advogados gaúchos Leonardo Coppola Napp, 29 anos, e Andressa.
Segundo o advogado, ainda sobre o Oceano Atlântico, em algum ponto do mar rumo a Fortaleza, todas as luzes do avião se apagaram. Pouco antes, a aeronave havia passado por uma turbulência de intensidade média. O apagão, segundo ele, durou entre uma hora e uma hora e meia.
"Foi um susto. Nunca tinha visto um negócio destes e estou acostumado a viajar de avião desde criança. Por mais de uma hora a tripulação tentou religar o sistema computadorizado que controla os monitores de tevê a bordo e não conseguiu. As luzes também não se acenderam e ninguém deu explicações", disse o advogado.
Napp afirma que a preocupação é maior porque o Airbus é um avião totalmente computadorizado.
"Parecia que o sistema tinha entrado em pane. As luzes usadas para chamar os comissários se acenderam todas ao mesmo tempo. Ficou um silêncio absoluto e todo mundo ficou apreensivo", conta.
O advogado afirmou que o incidente ocorreu na área onde desapareceu o voo 447.
"O curioso é que o incidente ocorreu perto da área onde o avião da Air France desapareceu e com o mesmo modelo de aeronave, um Airbus 330", diz Napp, que mora em Porto Alegre.
Governo aproveita debate da jornada 6×1 e bombas em Brasília para atrasar corte de gastos
Milei se reúne com Trump, Musk e Stallone em evento conservador
Explosões aumentam pressão para PGR denunciar Bolsonaro por tentativa de golpe
Vídeos mostram autor de atentado entrando na Câmara horas antes de explosões
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora