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TRANSPORTE PÚBLICO

Tarifa de linhas integradas de quatro municípios passará para R$ 4,40

Linhas integradas de Bocaiúva do Sul, Itaperuçu, Contenda e Rio Branco do Sul vão ficar mais caras. | Lineu Filho/ Tribuna do Paraná
Linhas integradas de Bocaiúva do Sul, Itaperuçu, Contenda e Rio Branco do Sul vão ficar mais caras. (Foto: Lineu Filho/ Tribuna do Paraná)

A Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba enviou um ofício à Metrocard, no último dia 14 deste mês, informando que as tarifas de quatro linhas integradas ficarão mais caras a partir do próximo dia 1º de junho. Esse é o primeiro anúncio de reajuste de tarifas em linhas metropolitanas integradas desde que a Urbs deixou de operar essas linhas.

De acordo com o comunicado, as tarifas nas linhas integradas de Bocaiúva do Sul, Itaperuçu, Contenda e Rio Branco do Sul passarão a custar R$ 4,40. O sistema integrado de transporte teve seu custo reajustado para R$ 3,30 no último mês de fevereiro.

Segundo a Comec, o aumento da tarifa para os moradores desses quatro municípios permitirá manter a integração deles com o sistema de transporte metropolitano. Agora, a vinda para Curitiba custará R$ 4,40 e o retorno para a cidade de origem continuará custando R$ 3,30.

Para justificar a majoração nos preços, a gestão Beto Richa ressaltou que o deslocamento destes municípios até a capital é de cerca de 40 km. Os ônibus que vem de Itaperuçu e Rio Branco do Sul desembarcam dentro do Terminal Tamandaré (em Almirante Tamandaré), os de Bocaiuva do Sul se integram no Terminal Guaraituba (em Colombo) e os de Contenda no Terminal Central (em Araucária). Nesses terminais, os passageiros embarcam em outras linhas com destino à Curitiba sem pagar uma nova passagem.

Degrau Tarifário

Em nota, o governo do estado defendeu a implantação do que ela chamou de ‘degrau tarifário’. “Este modelo é adotado, com bons resultados, em outras regiões metropolitanas do Brasil e do exterior”, disse o diretor-presidente da Comec, Omar Akel. O texto diz ainda que a adoção do degrau tarifário foi necessária para o equilíbrio financeiro da Rede Integrada de Transporte Metropolitana (RIT/M) e para permitir melhorias no sistema.

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