A tarifa de pedágio na PR-323, entre Maringá e Francisco Alves, no Noroeste do Paraná, será de R$ 3,90 em cada uma das quatro praças de cobrança, distribuídas ao longo dos quase 230 quilômetros do trecho. A informação foi confirmada na manhã desta terça-feira (1º), durante mais uma etapa do processo de licitação que definiu o consórcio Rota 323 como o responsável pela duplicação total da ligação, em um contrato que terá investimentos estimados em R$ 7,7 bilhões e será a primeira Parceria Público-Privada (PPP) do Paraná.
O valor fornecido pelo vencedor representa um deságio de 7,14% em relação ao valor teto definido pelo governo, que era de um pedágio de R$ 4,20 por praça.
De acordo com o governo do estado, o consórcio vencedor, formado pelas empresas Odebrechet Transport, Tucuman Engenharia, Goetze Lobato Engenharia e América Empreendimento, ficará responsável, durante o contrato de 30 anos, pela construção de 19 viadutos, 22 trincheiras, 13 passarelas e nove pontes, além de marginais e ciclovias nas áreas urbanas. O trecho licitado compreende, também, as rodovias PRC-487 e a PRC-272. Dos quase 230 quilômetros entre as duas cidades, treze já têm pista dupla.
A primeira etapa das obras prevê a duplicação de 162,5 quilômetros da rodovia entre Paiçandu e o entroncamento da PR-486, em Perobal. Já a segunda etapa realizará a duplicação dos outros 44,3 quilômetros entre Perobal e Francisco Alves.
Dos R$ 7,7 bilhões de investimentos exigidos, R$ 3,6 bilhões serão destinados para o investimento em novas obras de manutenção e conservação e em serviços ao usuário.