A tarifa do ferryboat que liga os municípios de Guaratuba e Matinhos ficou mais cara e passou a ser de R$ 5,10 a partir desta segunda-feira (4). O preço antigo, de R$ 4,80, deixou de ser praticado devido ao reajuste programado na concessão do governo do estado à Concessionária Travessia de Guaratuba (CTG), empresa que terceiriza o serviço de travessia.
O reajuste foi anunciado nesta segunda-feira (4) pela Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Infraestrutura do Paraná (Agepar), responsável pelo assunto. O aumento é de 6,25%, que equivale ao Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A nova tarifa foi determinada depois de um estudo conduzido pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
A tarifa poderia ter ficado mais cara, caso o governo do estado não tivesse aplicado uma penalidade à empresa responsável pelo serviço. No ano passado, uma redução de 18,64% no preço foi determinada pelo atraso em melhorias nas embarcações e em outros componentes da infraestrutura da travessia que deveriam ser feitas.
O atual arranjo feito com a empresa determina que o prazo para recuperar flutuantes, renovar as pontes de acesso e modernizar as embarcações é de 12 meses. A ampliação da capacidade das balsas dos atuais 48 para 60 veículos por barcas também é uma das exigências, além da colocação de cadeiras e cobertura para as pessoas transportadas nas embarcações.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora