O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná aprovou, na tarde desta quarta-feira (23), o reajuste anual de 4,53% no valor das tarifas de pedágio das seis empresas que formam o Anel de Integração do estado. As novas tarifas passam a valer a partir de 1º de dezembro. É a primeira vez, desde o governo de Roberto Requião (PMDB), que o reajuste é aprovado sem que as concessionárias tenham que recorrer à Justiça.
O reajuste deste ano, segundo o DER, ficou abaixo da inflação dos últimos doze meses, calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que registrou 6,66%. Em novembro de 2010, o reajuste foi de 5%.
Seis concessionárias - Econorte, Viapar, Ecocataratas, Caminhos do Paraná, Rodonorte e Ecovia são responsáveis pela administração de 2,5 mil quilômetros de rodovias federais e estaduais no Paraná desde 1998. Segundo o DER, é possível que haja pequenas diferenças percentuais, para mais ou para menos, pelo arredondamento no valor das tarifas após feitos os cálculos aplicáveis aos preços.
O reajuste foi aprovado, segundo o departamento, por estar de acordo com o contrato vigente. O período adotado pelo órgão para definir o índice paramétrico corresponde aos doze meses de outubro de 2010 a outubro de 2011.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora