Uma tartaruga-cabeçuda (Caretta carett) foi encontrada por pescadores no balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná, no Litoral do estado, na manhã de terça-feira (26). O animal estava enroscado em uma das cordas de uma rede de pesca. Os pescadores acionaram Associação MarBrasil e os pesquisadores do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que fizeram o resgate.
O animal foi levado para o CEM, mas não resistiu e morreu no início da tarde de terça. De acordo com a coordenadora do Laboratório de Mamíferos e Tartarugas do CEM, Camila Domit, não se sabe qual foi a causa da morte, o que será determinado a partir de exames. A necropsia será iniciada nesta tarde 24 horas após a morte.
"Não sabemos se o animal estava doente ou se morreu afogado. Os exames vão determinar a causa da morte", explicou a bióloga. Serão realizados exames patológicos e também de contaminação química.
Camila afirmou que o réptil tinha um corte na nadadeira peitoral esquerda. Segundo a pesquisadora, provavelmente, esse ferimento não ocasionou a morte do animal.
Características
O animal era adulto e macho. A carapaça (casco) tinha aproximadamente 1 metro de e a tartaruga-cabeçuda media quase 1,40 metro.
De acordo com Camila, a tartaruga da espécie cabeçuda é a segunda que mais aparece no litoral do Paraná - perde apenas para a tartaruga-verde. "O que é raro nesse caso é o aparecimento de um macho/adulto", afirmou a bióloga.
Os pescadores estimaram que o réptil pesava mais de cem quilos. A informação não pôde ser confirmada, pois não havia balança industrial no CEM.