Brasília O presidente do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), não descartou ontem a possibilidade de ser sucedido no cargo pelo candidato derrotado do partido à Presidência, Geraldo Alckmin (SP). Tasso disse que os tucanos ainda não discutiram o futuro político do ex-governador de São Paulo, mas reconheceu a influência política de Alckmin no PSDB.
"O Geraldo saiu com quase 40 milhões de votos. É um capital eleitoral fantástico que, qualquer que seja o seu destino, será de influência política no PSDB. Pode ser a presidência, eu não estou indicando, mas isso ainda não foi discutido", afirmou.Tasso disse que o PSDB não pretende fazer balanços e reflexões a respeito do resultado das urnas, e sim partir para o ataque contra o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
"Nada de fazer mergulho interior. Vamos mostrar que somos capazes de fazer oposição sem fazer apelos a poder ou a cargos", disse.
Governadores
Apesar da derrota de Alckmin, o presidente do PSDB comemorou o desempenho do partido nas votações deste domingo que resultaram na eleição de seis governadores tucanos. "O quadro do PSDB é muito bom. O nosso partido está com vitalidade muito grande. A oposição dá consistência a um partido político", defendeu.
Tasso defendeu a união do PSDB com o PFL na oposição, a exemplo do que ocorreu no primeiro mandato de Lula. Sem os pefelistas, Tasso disse que os tucanos ficariam "enfraquecidos".
O líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), afirmou que o partido vai se manter na oposição fiscalizando o trabalho do presidente Lula no Executivo.
"Governabilidade, quem monta é o presidente. Nós temos que fiscalizar erros, mas vamos aprovar todas as matérias de interesse nacional", disse.
Ação do Psol no STF pode fazer preço dos alimentos subir ainda mais
Aluno expulso do curso de Direito da USP se pronuncia: “perseguição política”
“Pena Justa”: as polêmicas do programa de segurança do governo federal. Ouça o 15 Minutos
“Algoritmos são direcionados ideologicamente para doutrinar pessoas”, diz Moraes em aula na USP
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora