A vila Jardim Ludovica, no bairro Tatuquara, em Curitiba, recebe a nona Unidade Paraná Seguro (UPS) do estado na manhã desta segunda-feira (1º). A ocupação começou às 6 horas, com 154 policiais militares e 27 guardas municipais.
FOTOS: veja imagens da ocupação da vila Jardim Ludovica
A ocupação é feita de maneira pacífica, sem resistência da população, segundo o subcomandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Cesar Alberto Souza. Os policiais montaram oito pontos de bloqueio e, ao longo do dia, vão abordar veículos e moradores da região, como uma forma de preparar o local para o recebimento definitivo da polícia comunitária, que deve acontecer na próxima quinta-feira (4). O coronel também pede a colaboração da população para fazer denúncias por meio do telefone 181.
A UPS do Tatuquara terá um efetivo de 30 policiais fixos. O número é um reforço para os que já atuam no 13º Batalhão e no pelotão da Polícia Militar que fica no Ceasa, conforme explicou o coronel.
A escolha da vila foi feita em virtude dos altos índices de criminalidade no local. A média de homicídios do bairro Tatuquara é mais do que o dobro da média da capital, segundo o coronel. Enquanto a cidade apresenta 27 homicídios a cada 100 mil habitantes, o Tatuquara registra a média de 64 a cada 100 mil habitantes, de acordo com a polícia. "E desses homicídios, a maior parte acontece nas proximidades da vila Jardim Ludovica, que faz divisa com Araucária", disse Souza. A vila possui 7 mil habitantes e o bairro Tatuquara 54 mil.
O próximo bairro a receber uma UPS será o Cajuru, segundo a polícia. A ocupação está prevista para o mês de novembro.
Preparação
Antes da instalação das Unidades Paraná Seguro, a Polícia Civil realiza um trabalho de preparação das regiões a serem ocupadas. Nos últimos três meses, foram presas 34 pessoas nos bairros Tatuquara e Cajuru que deve receber a próxima UPS -, entre traficantes e suspeitos de homicídio, segundo a polícia. Também foram cumpridos 38 mandados de busca e apreensão. A preparação é feita para evitar o confronto no momento da ocupação.
Outras UPSs
As outras UPSs do estado estão nos bairros Parolin e Uberaba, que foram os primeiros a receber o policiamento diferenciado. Além deles, as vilas Sabará, Caiuá, Nossa Senhora da Luz, Verde e Sandra, na Cidade Industrial, e Vila Osternack, no Sítio Cercado também têm unidades.
Veja fotos da ocupação da localidade
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora