Embora o Brasil não tenha tradição ou cultura suicida, o Mapa da Violência/2011, divulgado nesta segunda quinta-feira pelo Instituto Sangari e o Ministério da Justiça, revela que, das três causas de mortalidade violenta, os suicídios foram os que mais cresceram na década de 1998-2008: 17% tanto para a população total quanto para a jovem (com idade entre 15 e 24 anos). As outras duas causas de morte violenta são os homicídios e os acidentes de transporte.
O Mapa revela uma característica especial entre os municípios com índices exageradamente elevados de suicídios: vários deles são sedes de assentamentos de comunidades indígenas. É o caso de Amambaí e Paranhos, em Mato Grosso do Sul, que encabeçam a lista de suicídios na população total; e Dourados, também em Mato Grosso do Sul, e Tabatinga, no Amazonas, que encabeçam a lista de suicídios juvenis.
Segundo o estudo, "o nível de suicídios do Brasil, em termos internacionais, pode ser considerado relativamente baixo". Com taxa total de 4,9 suicídios por 100 mil habitantes, o país ocupa a 73ª posição entre os 100 países pesquisados. Mas na faixa de idade entre 15 e 24 anos, a taxa é de 5,1 suicídios para cada 100 mil jovens. Essa taxa faz o País subir para a 60ª posição no ranking mundial. Há outra característica preocupante no Brasil. Os suicídios juvenis são menos frequentes, no mundo, que os suicídios adultos. Aqui, acontece o contrário.
Índios
O Mapa da Violência mostra que a taxa de suicídios indígenas é de 20 para cada 100 mil índios (quatro vezes a média nacional). Mato Grosso do Sul e Amazonas respondem por 81% dos suicídios entre essa população.
Entre os indígenas jovens, o Amazonas tem uma taxa de 101 suicídios para cada 100 mil . Em Mato Grosso do Sul a taxa chega a 446 para cada 100 mil. "Não resta dúvida de que, neste campo, deveríamos ter condições de formular, de forma rápida e emergencial, políticas e estratégias em condições de enfrentar esse flagelo", afirma o relatório.
TRF1 autoriza Conanda a publicar resolução que facilita aborto em menores de 14 anos sem o aval dos pais
Perspectiva de devassa jurídica de emendas deve gerar forte impacto no cenário político
Bolsonaro deve ser julgado pelo STF por suposta tentativa de golpe; acompanhe o Entrelinhas
Meta anuncia que adotará sistema semelhante ao do X para checagem de fatos
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora