A partir de hoje, cinco táxis vão rodar por Curitiba com equipamentos que permitem o pagamento das corridas com cartão de crédito e débito. A instalação do aparelho nos veículos faz parte de um projeto-piloto que será testado nos próximos 15 dias pela Urbs (empresa que administra o transporte coletivo na cidade). Se a experiência der certo, a Taxipass, que é responsável pelos equipamentos, espera que 1,8 mil táxis passem a usar o sistema, o equivalente a 79% da frota de 2.252 carros de praça da capital.
O presidente da Associação das Centrais de Rádio Táxis (Acert) de Curitiba, Édson Fernandes, afirma que o equipamento trará benefícios aos usuários e aos taxistas. No primeiro caso, a vantagem está na comodidade do passageiro não precisar de dinheiro vivo para pagar a corrida. "A demanda deve aumentar, porque muitas pessoas deixam de pegar táxi por não levarem dinheiro, só o cartão do banco", comenta Fernandes.
Aos motoristas, além de um possível aumento nas corridas, o presidente da Acert considera a segurança outro ganho. "Se houver um assalto, o motorista estará com menos dinheiro vivo. Também será mais fácil localizar o táxi nesses casos", salienta. Conforme explica o diretor-executivo da Taxipass, Marcelo Bertone, além da operação financeira, o equipamento nos táxis de Curitiba contará com radar GPS sistema de comunicação via satélite , que permite saber a posição exata do dispositivo. O usuário também recebe o cupom fiscal com o registro do posicionamento de onde embarcou e de onde desembarcou.
Curitiba é a segunda cidade que pode adotar o sistema. Em São Paulo, os táxis já o utilizam e, a partir da semana que vem, os carros do Rio de Janeiro também começam a testar o equipamento.
Custos
Para ter o sistema no carro, o taxista terá de desembolsar R$ 3 mil. O equipamento pode ser pago à vista com desconto ou parcelado. O taxista também terá de pagar R$ 50 de mensalidade pela manutenção do aparelho. Para Fernandes, o custo do equipamento não deverá ser problema para os taxistas. Já o valor da mensalidade o equivalente a uma corrida do Centro de Curitiba ao Aeroporto Afonso Pena, em São José dos Pinhais pode pesar. "Vamos negociar para tentar reduzir esse valor para R$ 30", informa. Além disso, a Acert também tentará negociar com a Taxipass a inclusão de anunciantes no cupom fiscal.
Entretanto, segundo Bertone, inicialmente a Taxipass não tem como reduzir a mensalidade. "O volume de carros com o equipamento não será suficiente para chegar a essa margem", argumenta. Em São Paulo, onde os táxis já operam com máquinas de cartão desde março, a mensalidade é de R$ 30. Mas, em junho, haverá reajuste e o valor também passará a R$ 50, o mesmo a ser cobrado no Rio de Janeiro.
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