O início da Semana Nacional do Trânsito em Curitiba foi marcado por uma morte supostamente causada por imprudência. O taxista Marcelo de Jesus Moura, 37 anos, foi morto ao ser atropelado por um biarticulado na Avenida Sete de Setembro, em frente ao Shopping Estação, no centro da capital. O motorista do ônibus, Adenilson Campos Santana, 38 anos, foi preso porque estaria falando ao celular no momento do acidente. "Ele foi preso em flagrante por dolo eventual sem direito à fiança", afirma o delegado Armando Braga de Morais Neto, titular da Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran).

CARREGANDO :)

A vítima trabalhava no ponto da Praça Eufrásio Correa. Segundo colegas, Moura teria ido até o ponto de táxi na frente do shopping para conversar com colegas. Quando iria começar a atravessar a canaleta para voltar à Eufrásio Correa, foi atingido pelo biarticulado Centenário/Campo Comprido e morreu na hora.

Natural de São Paulo, Moura era casado e não tinha filhos. "Ele era bioquímico e trabalhava como taxista por falta de emprego. Era um homem muito batalhador, humilde e correto. Ainda não consigo acreditar que isso pode ter acontecido", conta o tio Adair de Oliveira.

Publicidade

Nenhum dos cerca de 200 passageiros que estavam no ônibus ficou ferido, mas muitos estavam irritados com a imprudência do motorista. "Três declarações de passageiros colhidas no local dizem que ele estava falando ao telefone celular", afirma o sargento José Tadeu Batista, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).

O motorista permaneceu no local do acidente e foi submetido a um teste de bafômetro. Não foi constatada a presença de bebida alcoólica no sangue. Santana nega que estaria no telefone e sustenta que a vítima teria cruzado a frente do veículo, porém, uma ligação de 2 minutos e 40 segundos encontrada no celular dele, no momento do acidente, serviu como prova de culpa para a polícia.

Essa foi a segunda morte envolvendo biarticulados em pouco mais de um mês. No dia 11 de agosto, um ônibus atropelou uma criança de dois anos que teria escapado da mão da babá.