O início da Semana Nacional do Trânsito em Curitiba foi marcado por uma morte supostamente causada por imprudência. O taxista Marcelo de Jesus Moura, 37 anos, foi morto ao ser atropelado por um biarticulado na Avenida Sete de Setembro, em frente ao Shopping Estação, no centro da capital. O motorista do ônibus, Adenilson Campos Santana, 38 anos, foi preso porque estaria falando ao celular no momento do acidente. "Ele foi preso em flagrante por dolo eventual sem direito à fiança", afirma o delegado Armando Braga de Morais Neto, titular da Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran).
A vítima trabalhava no ponto da Praça Eufrásio Correa. Segundo colegas, Moura teria ido até o ponto de táxi na frente do shopping para conversar com colegas. Quando iria começar a atravessar a canaleta para voltar à Eufrásio Correa, foi atingido pelo biarticulado Centenário/Campo Comprido e morreu na hora.
Natural de São Paulo, Moura era casado e não tinha filhos. "Ele era bioquímico e trabalhava como taxista por falta de emprego. Era um homem muito batalhador, humilde e correto. Ainda não consigo acreditar que isso pode ter acontecido", conta o tio Adair de Oliveira.
Nenhum dos cerca de 200 passageiros que estavam no ônibus ficou ferido, mas muitos estavam irritados com a imprudência do motorista. "Três declarações de passageiros colhidas no local dizem que ele estava falando ao telefone celular", afirma o sargento José Tadeu Batista, do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran).
O motorista permaneceu no local do acidente e foi submetido a um teste de bafômetro. Não foi constatada a presença de bebida alcoólica no sangue. Santana nega que estaria no telefone e sustenta que a vítima teria cruzado a frente do veículo, porém, uma ligação de 2 minutos e 40 segundos encontrada no celular dele, no momento do acidente, serviu como prova de culpa para a polícia.
Essa foi a segunda morte envolvendo biarticulados em pouco mais de um mês. No dia 11 de agosto, um ônibus atropelou uma criança de dois anos que teria escapado da mão da babá.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Deputados contestam Lewandowski e lançam frente pela liberdade de expressão
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Assista ao Sem Rodeios
Moraes proíbe entrega de dados de prontuários de aborto ao Cremesp
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora