Donos de táxis e vans do Paraguai mantêm fechada a Ponte da Amizade, na fronteira com o Brasil, em Foz do Iguaçu (Oeste do PR) desde esta terça-feira. Eles protestam contra a fiscalização brasileira para impedir a entrada de contrabando.
Na manhã desta quarta-feira, segundo reportagem do Paraná TV, brasileiros que tentaram cruzar a fronteira tiveram de voltar. Além dos trabalhadores, muitos turistas também foram surpreendidos, alguns ficando presos do outro lado da ponte, no Paraguai.
Com o protesto na ponte, inúmeros caminhoneiros estão parados desde à noite de terça-feira esperando o fim da manifestação.
O protesto começou com os taxistas paraguaios, porque a Receita Federal brasileira apreendeu táxis que cruzavam a fronteira transportando mercadorias contrabandeadas. O Sindicato dos Taxistas diz que não tem como saber o que há dentro das malas e sacolas passageiros.
Na terça-feira, cerca de três mil brasileiros ficaram retidos do lado paraguaio, inclusive pedestres. E assim como não se pode entrar no Paraguai, quem está do lado de lá também não pode sair. Muitos brasileiros que cruzaram a fronteira estão sendo barrados na hora de voltar para casa.
A entrada da alfândega do Paraguai foi fechada com cordas. Um jornalista paraguaio disse que ainda há cerca de dois mil brasileiros retidos em Cidade do Leste.Veja em vídeo a tensão entre paraguaios e brasileiros na Ponte da Amizade.