Cerca de 200 taxistas de sete cooperativas realizaram uma manifestação, na noite de quinta-feira (21), na área de desembarque do Terminal 1 do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão). Entre as revindicações, eles reclamam do acordo firmado entre o consórcio Riogaleão — formado pela Infraero, Odebrecht e Changi — e a empresa Resolve Aí, que reúne taxistas de várias cooperativas. A Polícia Militar reforçou a segurança no local e não houve tumulto.
O protesto começou às 20 horas e terminou pouco depois da meia noite. O grupo se reuniu depois que taxistas que trabalham no aeroporto receberam uma mensagem em áudio no celular, supostamente gravada pelo gerente da Resolve Aí, informando que o ponto de desembarque do Terminal 1 passaria a ser exclusivo da empresa a partir da madrugada desta sexta-feira (22). Funcionários da Resolve Aí que estavam no aeroporto confirmaram a informação. Segundo os manifestantes, mais de mil trabalhadores serão prejudicados com a medida.
O Riogaleão disse, em nota, que o aeroporto poderá ser utilizado tanto pelos taxistas já cadastrados como os da empresa. O Riogaleão assumiu a operação do aeroporto em agosto de 2014. Na ocasião, o consórcio anunciou o acordo com a empresa Resolve Aí e informou que o objetivo era melhorar o serviço para os passageiros, junto à adoção de outras medidas.
De acordo com o diretor da Federação das Cooperativas e Associações de Táxi do Rio de Janeiro (Fecaperj), Lorenz Melo, o consórcio deu um prazo de 90 dias para que as cooperativas cumprissem uma série de exigências, como instalar máquina de cartão de crédito no veículo, oferecer o serviço de wifi e possuir uma frota com, no máximo, quatro anos de uso. Segundo Melo, o prazo ainda está em dia, e os taxistas estão se adequando às determinações.
Sob comando de Lula, dívida bruta brasileira supera R$ 9 trilhões pela primeira vez na história
“Nunca houve um caso sequer adverso de transgênicos”, diz presidente da CTNBio
Programador fã de Olavo de Carvalho cria protocolo de rede social anticensura
Quando Ronald Reagan venceu a eleição fazendo uma simples pergunta
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião