Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Saúde

Taxistas não temem nova lei antifumo

Taxistas de Curitiba ouvidos pela Gazeta do Povo não veem dificuldade na aplicação da lei antifumo do município (a Lei 13.254/09), que entrará em vigor em novembro. A nova legislação proíbe o uso de tabaco também em táxis, ônibus, micro-ônibus e vans "de transporte comercial, público e similares". Leis municipais e estaduais dos anos 80 já proibiam o fumo em táxis e ônibus, mas eles foram incluídos na nova norma, que prevê uma multa bem mais pesada.

No caso específico dos táxis, o texto da Lei Municipal 7.298/88 não chegava a estabelecer pena pecuniária para os infratores, mas uma norma da Urbs (que gerencia o trânsito e o transporte em Curitiba) fixou a multa administrativa em R$ 36. Pela nova lei, o valor da multa é de R$ 1 mil.

De acordo com a assessoria de comunicação da Urbs, a entrada em vigor da lei estadual antifumo poderá provocar outra reviravolta no caso. O projeto aprovado pela Assembleia Legislativa ainda não foi sancionado pelo governador Roberto Requião (PMDB). Se o texto final da lei estadual, que deverá se sobrepor à municipal, não contemplar o táxi, a Urbs deverá continuar aplicando a lei de 1988.

"O fumo já é proibido, e não temos encontrado resistência por parte dos passageiros", afirma o motorista Marcos Peça, 45 anos, que trabalha com táxi há dois anos. Seu colega Sérgio Henrique, 23 anos, concorda. "É lei, não haverá problema", afirma. Para o taxista Émerson Luís, 37 anos, há cinco na profissão, alguns passageiros do período noturno eventualmente resistem à aplicação da lei. "Normalmente o pessoal que pega táxi de dia é mais educado", garante. "À noite, o pessoal que sai da balada às vezes quer fumar", conta.

A Vigilância Sanitária municipal não pretende fazer nenhuma fiscalização especial nos táxis. Segundo o diretor de Saúde Ambiental da Secretaria da Saúde de Curitiba, Sezifredo Paz, as inspeções serão feitas quando houver denúncia. Ele diz que espera a colaboração da população no cumprimento da medida.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.