O Tribunal de Contas do Estado decidiu nesta quarta-feira (18) que a Sabesp, empresa de saneamento estadual, deve refazer o seu edital de contratação da obra de interligação entre a bacia do rio Paraíba do Sul e o sistema Cantareira.
Orçada em R$ 830,5 milhões, a obra é uma das maiores planejadas pela gestão Geraldo Alckmin (PSDB) para os próximos anos e deve dar maior disponibilidade de água ao maior reservatório da Grande São Paulo.
A decisão atende ao pedido de impugnação da empresa Queiroz Galvão que discorda do edital de contratação. Um dos pontos questionados pela empresa é a contratação de uma empresa ou consórcio para toda a obra, desde a elaboração de projeto básico e executivo, até a execução da interligação. Outro ponto são as exigências técnicas pedidas pela Sabesp. Outro problema do edital, segundo a construtora, é que as exigências muito excessivas, o que poderia viciar o edital.
A transposição consiste na implantação de adutoras, túneis e estações elevatórias para uma vazão média anual de até 8,5 mil litros por segundo de água da represa do Jaguari para a represa de Atibainha, pertencente ao Cantareira.
Esse projeto é antigo e enfrentava resistência de integrantes da bacia do rio Paraíba do Sul, responsável pelo abastecimento da região do Vale Paraibano e da região metropolitana do Rio de Janeiro, por meio do rio Guandu.
Somente agora, com a maior seca dos últimos 84 anos, que resultou na crise hídrica, é que houve um acordo entre os Estados de São Paulo e do Rio, junto com o governo federal, para realização da obra.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião