Ainda no primeiro semestre, o Terminal de Contêineires de Paranaguá (TCP) tinha anunciado a ampliação do cais em 315 metros e a compra de novos equipamentos para aumentar a capacidade de movimentação em 25% de 1,2 milhão TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés) por ano para 1,5 milhão TEUs/ano até 2013. O objetivo não mudou, mas o montante a ser investido sim, passou de R$ 250 milhões para R$ 330 milhões. Isso ocorreu devido ao aumento na largura do novo cais de 25 metros para 40 metros e também à compra de mais equipamentos que o anteriormente previsto. "Essa mudança na largura do novo cais permitirá a utilização de guindastes de maior alcance, aumentando a capacidade de movimentação do terminal", explica o CEO do TCP, Luiz Antônio Alves.
A construção do novo cais de atracação começou ontem cinco meses após a emissão da licença ambiental pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e está inserida em um amplo projeto de expansão, que vem sendo executado desde o ano passado pelo terminal.
Em 2011, o TCP, que até então tinha capacidade de movimentação de 800 mil TEUs/ano, investiu R$ 51 milhões em novos equipamentos que entraram em operação em março de 2012, como dois portêineres (carregadores com guindastes) tipo Post Panamax (para navios com capacidade para cerca de 4,8 mil contêineres), seis transtêineres (carregadores volantes) e nove caminhões.
Até o fim de 2013 estão previstos mais R$ 140 milhões nas obras do cais e R$ 110 milhões na aquisição de equipamentos para o novo píer: quatro portêineres tipo Super Post Panamax (para navios com capacidade para 8,6 mil contêineres), seis transtêineres e 12 caminhões.