Campo Grande Morreu no início da madrugada de ontem o senador Ramez Tebet (PMDB-MS), que lutava contra um câncer havia mais de 20 anos. O corpo do parlamentar foi velado até as 9 horas na Assembléia Legislativa do Mato Grosso do Sul. Cerca de 400 pessoas compareceram ao velório. De lá, seguiu em caminhão do Corpo de Bombeiros para Três Lagoas, cidade natal do congressista. O enterro estava previsto para ser realizado por volta das 18 horas no cemitério Santo Antônio.
Tebet havia sido internado no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em 30 de outubro, com infecção causada por reação alérgica a um medicamento. Ele deixou o Einstein na semana passada e estava em casa. Na sexta-feira, entrou em coma após complicações decorrentes de uma infecção respiratória. Tebet havia completado 70 anos em 7 de novembro.
Na sexta-feira, quando seu estado de saúde se agravou, o peemedebista foi homenageado no Senado. "Nunca houve um problema nesta Casa sem que Tebet procurasse ajudar", discursou Pedro Simon (PMDB-RS), que fez uma oração pela saúde do colega.
Tebet morreu por volta das 23h30. Ele estava em Campo Grande, com os quatro filhos e a esposa. A situação estava sob controle e, há uma semana, ele foi liberado do hospital para continuar o tratamento em sua casa. Na ocasião, Tebet acreditava que poderia voltar a trabalhar no Senado na próxima semana.
Ontem, porém, o quadro se agravou. Alguns anos atrás, Tebet havia lutado e superado um tumor no pulmão. Ele também já havia sofrido com um câncer na bexiga.
Durante a sexta-feira, Tebet permaneceu sem falar e respondendo apenas a alguns estímulos. Embora conseguisse respirar sozinho, ele era auxiliado por um aparelho para eliminar a secreção pulmonar. Segundo sua assessoria de imprensa, tratava-se de uma medida para dar mais conforto ao paciente.
Tebet cumpria seu segundo mandato como senador pelo PMDB e ficaria na Casa até o fim de 2011. Ele será substituído por seu primeiro suplente, Valter Pereira de Oliveira (PMDB).
Como Bolsonaro se prepara para reagir ao indiciamento por suposto golpe
Mentor do golpe ou quem o impediu: as narrativas em torno de Bolsonaro após indiciamento
Relatório da PF sobre Bolsonaro e militares acirra clima no Congresso; assista ao Entrelinhas
Deputado francês compara carne brasileira a lixo em votação sobre o acordo Mercosul-UE
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora