Dores na coluna, no pescoço ou nas articulações muitas vezes atormentam um paciente durante anos sem que se consiga encontrar um tratamento eficaz para o problema. Em algumas situações, a causa pode estar relacionada ao mau posicionamento das articulações. Nesses casos, uma opção de terapia é a ainda pouco conhecida quiropraxia. A técnica, capaz de manipular e reposicionar os ossos, vem apresentando bons resultados no tratamento da dor, com a vantagem de não precisar de intervenção cirúrgica ou medicamentosa.
Apesar dos benefícios já comprovados, a grande dificuldade na aplicação da quiropraxia ainda está em encontrar profissionais devidamente qualificados. No Brasil, a profissão ainda não é regulamentada.
Para a quiropraxista Sira Borges, da Associação Brasileira de Quiropraxia, um passo importante para o reconhecimento da profissão é a realização do I Congresso Brasileiro de Quiropraxia, que termina neste sábado em Curitiba (no Estação Embratel Convention Center). O evento reúne cerca de 500 especialistas e conta com um grupo de palestrantes nacionais e internacionais para discutir, ensinar e praticar conceitos e técnicas para o tratamento de alterações na coluna vertebral.